Porque precisamos mudar o treino de tempos em tempos
- Débora Peloggia
- 7 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2022
Fazer a mesma coisa sempre, não dá certo!

Quem busca por um desenvolvimento constante, independente do objetivo, não deve se acomodar na mesma sequência de exercícios todos os dias e nem por muitas semanas.
O corpo precisa de um programa de treinamento que acompanhe a evolução! Isso pode ser explicado a partir de três princípios do treinamento: adaptação, acomodação e variabilidade.
De acordo com estudos, a adaptação significa um ajuste do organismo ao seu meio ambiente, portanto, quando ocorre um processo sistemático de treinamento durante um tempo com os mesmos exercícios e cargas, o organismo se ajusta ao novo regime, dificultando as melhoras orgânicas e até estarem sujeitos a um decréscimo na evolução, como afirma o princípio da acomodação.
Variar o treinamento contribui para que o processo não fique estagnado e também é uma forma de manter a motivação, diminuir o tédio e evitar a monotonia.
Algumas formas de mudança no treinamento é variar:
tipo e ordem dos exercícios;
número de séries;
cadência (velocidade das repetições);
forma de realização dos exercícios;
modelo de periodização.
Importante lembrar que o profissional de educação física saberá como organizar o programa de treinamento, quanto tempo você deverá realizar um planejamento, e qual será a melhor estratégia para que você evolua!
Como andam seus treinos?
Caso precise de ajuda para seu desenvolvimento e evolução no treinamento, entre em contato! Ficarei feliz em te ajudar!
Bons treinos,
Débora.
Comments